O incapaz se cobre; o rico se enfeita; o presunçoso se disfarça; o elegante se veste. (Honoré de Balzac)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sandália de modelo clássico volta a fazer sucesso no Brasil



A espadrilha foi febre nos anos 70 e 80 no Brasil. Ela tem o bico arredondado, o fecho de cadarço e o mais importante: o salto que é feito de juta, uma planta parecida com a palha.
A São Paulo Fashion Week está mostrando as tendências da moda outono-inverno. Mas o que está fazendo sucesso agora nas ruas é um tipo de sandália que já tinha conquistado as mulheres brasileiras em outros verões.
Ela está de volta, mais colorida e com design mais moderno. A sandália que foi febre nos anos 70 e 80 no Brasil, quem diria surgiu em 1930 nos pés de soldados espanhóis na guerra civil. De lá pra cá ficou bem mais feminina.
Na Espanha, é chamada de espadrilha. Na França, espadrille. É tudo a mesma coisa. Os modelos clássicos têm características em comum: bico arredondado, o fecho de cadarço e o mais importante: o salto que é feito de juta, uma planta parecida com a palha.
Mas o salto não precisa ser alto. Também existem modelos para quem prefere as sapatilhas. A designer Mariana Luchi largou o emprego no mercado financeiro pra abrir uma loja só delas.
“Sempre gostei de espadrilha, só que eu só conseguia achar os modelos mais clássicos viajando pra Europa”, diz Mariana.
Nas ruas, tem pra todos os gostos. Ana Luisa diz que a vantagem é que mesmo alto o salto é leve. “Tenho uma, já comprei mais, se puder compro de várias cores”, avisa.
Segundo a designer de sapatos Tami Alfieri, é uma sandália versátil. Pode ser usada com saia, calça ou short. Em todas as horas do dia.
“Sempre sugiro produções mais larguinhas. Uma coisa mais justa fica menos legal, sugiro uma produção mais larguinha, short boyfriend, um vestido mais soltinho, mais românticas”.

1 comentário: